Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

  • 01/07/2022
  • 0 Comentário(s)

Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (1º/07) a campanha ‘Julho Amarelo’ para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações serão realizadas durante o mês para divulgar os serviços do município.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Para alertar a população sobre a prevenção e os cuidados, a UAMI realizará palestras, distribuição de insumos (preservativos e panfletos) e testagem rápida de Hepatites Virais na Unidade e no Centro da cidade.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, reforça que a equipe está preparada para receber toda população que procurar o serviço. “Também enfatizo o trabalho da Atenção Básica, nas Unidades de Saúde (UBSs), que realiza um excelente trabalho de prevenção com os pacientes”, destacou.

Confira a programação:

Dia 1º/07 às 19h – Fundacc: Abertura oficial para alunos e profissionais da saúde sobre hepatites virais

Dias 20 e 21/07 das 8h às 17h – Fundacc: Capacitação teórica sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

De 25 a 29/07 em horários fracionados – UAMI: Capacitação prática sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

Dia 28/07 das 13h às 17h – AME: Teste Rápido de HIV/Hepatite B e C/ Sífilis para identificar e tratar casos positivos

Dia 29/07 das 9h às 11h – UAMI: Reencontro com pacientes que concluíram o tratamento e tiveram alta

Dia 30/07 das 9h às 17h – Praça do Museu: Dia D ‘Julho Amarelo’ com Teste Rápido para toda população

UAMI

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. O-Oh (Dance Version)

Plaza

top2
2. Astronomia 2K19

Stephan F

top3
3. Friends Will Be Friends

Music Instructor

top4
4. We Got to Be

Plus Staples

top5
5. Rhytm is a Dancer

Snap

Anunciantes