Defesa Civil vai fazer simulados de evacuação na Vila Sahy e em outros bairros com histórico de deslizamentos em São Sebastião; veja o cronograma
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Vila Sahy terá simulado de evacuação nesta quarta-feira (5)
A Prefeitura e a Defesa Civil de São Sebastião, no Litoral Norte de SP, vão realizar neste mês uma série de simulados de evacuação em áreas de riscos que têm histórico de deslizamentos de terra e alagamentos.
O primeiro simulado será realizado nesta quarta-feira (5), na Vila Sahy, local que foi devastado pelas chuvas históricas de fevereiro de 2023. A tragédia provocou 64 mortes na cidade - relembre clicando aqui.
Segundo a Prefeitura, a ação tem o objetivo de orientar e preparar a população que vive em áreas suscetíveis a deslizamentos, garantindo mais segurança e rapidez em situações de emergência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Vila Sahy
TV Vanguarda
Além da Vila Sahy, o simulado de evacuação também será feito em Juquehy, Jaraguá, Boiçucanga, Topolândia, Morro do Abrigo, Itatinga e Maresias - locais que já sofreram com estragos por causa da chuva.
Ainda segundo a prefeitura, o início dos simulados será sempre às 9h e terá apoio de diversas forças de segurança que vão treinar e orientar os moradores a como agir em situações de emergência.
A força-tarefa é necessária diante da proximidade com o verão, estação que costuma ser marcada por fortes chuvas.
O último simulado será concluído no dia 3 de dezembro.
Confira o cronograma dos simulados:
5 de novembro - Vila Sahy
7 de novembro - Juquehy
12 de novembro - Jaraguá
14 de novembro Boiçucanga
19 de novembro - Topolândia
26 de novembro - Morro do Abrigo
28 de novembro - Itatinga
3 de dezembro - Maresias
Em casos de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Tragédia que matou 64 pessoas na Vila Sahy, em São Sebastião, completa dois anos
A tragédia
Tudo começou depois das chuvas históricas que atingiram o Litoral Norte de SP no final de semana do carnaval, em fevereiro de 2023. A tragédia provocou a morte de 64 pessoas no município, que sofreu com deslizamentos de terra.
Além das vítimas fatais, dezenas de pessoas ficaram feridas e mais de mil desabrigadas ou desalojadas. Rodovias foram bloqueadas e casas ficaram destruídas após o temporal, que causou os deslizamentos de terra.
As chuvas começaram em um sábado (dia 18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).
A Vila Sahy chegou a ficar isolada, sem acesso por terra nem pelo ar. A operação de buscas pelos corpos e resgates das vítimas mobilizou diversas forças de segurança e voluntários do país inteiro.
A solidariedade diante da tragédia também foi marcante, com pessoas abrindo as próprias casas para acolher desabrigados e também com doações de água, alimento e roupas que vieram do Brasil todo para ajudar São Sebastião.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina